sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CORREIOS: funcionários temporários cobram pagamento de salários em atraso há dois meses

TERCEIRIZADOS ESTARIAM SEM RECEBER DESDE DEZEMBRO, QUANDO HOUVE TROCA DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELAS CONTRATAÇÕES

Os trabalhadores temporários que atuam nos Correios estão com dificuldades para receber os salários e benefícios (vale-alimentação, vale-transporte, etc) pelo trabalho realizado. A denúncia foi feita pelo Sintect/Cas (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Similares).

De acordo com Valdir Florentino, secretário de imprensa da entidade, as folhas de dezembro e janeiro não foram pagas. Alguns receberam parcialmente. Segundo Florentino, na região de Campinas são mais de 100 trabalhadores que estão enfrentando esse problema. Desses, 10 são de Rio Claro. O caso já foi denunciado ao Ministério do Trabalho. O sindicato está orientando os trabalhadores a ingressarem com ações individuais na Justiça. Isso porque os temporários não podem ser representados pelo sindicato, que apenas presta auxílio quando procurado.

Ele conta que o problema começou em dezembro de 2010, quando os Correios trocaram a empresa terceirizada responsável pelas contratações. Saiu a Trevizzano e entrou a WorkTime, e desde então os pagamentos não foram feitos. O sindicalista salienta que o problema é resultado do PDV (Plano de Demissão Voluntária) implantado pelos Correios em 2010. O plano criou lacunas e, sem novas contratações, as vagas foram preenchidas por empregados terceirizados.

Florentino diz que a defasagem de pessoal pode ser sentida no atraso na entrega de correspondências. Além disso, o contrato temporário tem prazo de 90 dias e quando o trabalhador aprende o serviço é dispensado porque o contrato venceu e não pode ser renovado, agravando o problema. Segundo o sindicato, os Correios não se posicionam sobre o caso. Já a empresa prometeu pagar os atrasados ainda nesta semana, mas os trabalhadores estão descrentes quanto ao cumprimento da promessa.

Procurados pelo JC, os Correios informaram que "os prestadores de serviço em questão são os chamados MOT (Mão de Obra Temporária) e são recrutados por empresas terceirizadas... As contratações dos trabalhadores são feitas pela empresa terceirizada e a responsabilidade pelos pagamentos de salário dos MOTs é totalmente desta. A Worktime já foi devidamente notificada pelos Correios para que regularize os pagamentos pendentes”.

A WorkTime foi procurada por e-mail, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado.

Fonte: Jornal Cidade de Rio Claro

Sobre o Blogueiro: Valdirzinho trabalha na ECT desde 2001, é Carteiro do CDD Cidade Azul na cidade de Rio Claro-SP, diretor do SINTECT/CAS, Sind. dos Trab. em Correios de Campinas e Região.

19 comentários:

  1. Anônimo diz:

    eu tmbm trabalhei como temporaria na cidade de morungaba e alem de mim ha mais dois que estamos tendo o mesmo problema eu ja fiz minha denuncia e eles tmbm vao fazer e vou mover uma açao porque a responsabilidade é do correio sim esta no livro da clt. porque pagaram 20 dias meus em 2 vezes e com atraso de 1 mes a primeira parcela e a segunda recebi agora com 1 mes e meio ...eles ainda tem que me pagar uma multa de 1 salario por isto vamos pra justiça

    Este processo de tercerização permite este tipo de situação. Empresa inresponsáveis ganham estas licitações e tratam este pessoal como cachorros de rua. O nome da ECT esta sendo jogado no lixo , porque a sociedade não entende isto. A procuradoria do trabalho teria que por é na cadeia este povo que monta estas empresas tercerizadas e não paga o pessoal, apesar de ter recebido dos correios.

    Anônimo diz:

    Mais do que isso é evitar de contratar essas empresas, ja trabalhei como terceirizado e isso funciona assim: o dono da firma recebe 2 salários e só repassa 1 para o escravo, 1 ele embolsa.Além disso é salário atrasado.A razão do tema é o seguinte, serviço de entregas postais compete a união e não estão sendo executados pela mesma, nosso patrão o cliente, acha que esta recebendo suas correspondencias pelos correios, quando que na verdade esta recebendo de um a terceirizada, outro ponto de extrema importancia é a permissão de estranhos, alheios aos objetivos da empresa, colocando em risco a segurança dos funcionários, o bom funcionamento do trabalho, uma paralização para banir toda e qualquer terceirização da ect é o ideal para voltarmos a tratar a sociedade com o respeito que ela mereçe, entregando os objetos em dia e com qualidade.

    Anônimo diz:

    ISSO É UM ABSURDO, ASSINO UM CONTRATO DE 3 MESES E EM 3 SEMANAS ME DISPENSAM POR PROBLEMAS DE TERCEIROS ESSES Q VEM CAUSANDO TRANSTORNO DE ATRASO DE PAGAMENTO!! COMO FICO? A FINAL COMO FICAMOS NESSA??

    Anônimo diz:

    Olá,eu também fiquei sem receber salários do mês de Fevereiro, queria saber quem entrou com ação contra a empresa, pois tbm quero entrar, o problema é que os Advogados nem querem pegar a causa, por se tratar de pouco tempo de serviço!


    Eduardo

    Anônimo diz:

    AQUI NA CAPITAL DE SÃO PAULO, A WORKTIME TBM TA ENROLANDO COM PAGAMENTO, VALE ALIMENTAÇÃO, VT, E ETC.. FORA FGTS Q ELES NAO ESTÃO PAGANDO ISSO É CULPA DOS CORREIOS, PQ ATE PARECE QUE ELES NAÕ SABEM O TIPO DE EMPRESA QUE CONTARTAO, CONTRATAO QUJALQUER COISA ATES DE AVALIAR SE ESTÃO APTOS PARA CONTRATAR TANTOS FUNCIONARIOS!
    OS CORREIOS APLICAO MULTA NELES, DE 2 MIL. E ETC, MAIS DESDE PAGAREM OS FUNCIONARIOS, ESSE DINHEIRO VOLTA PROS CORREIOS, AGORA PRA Q?? PRO PROPRIO USO DOS CORREIOS E SEUS GRANDOES.....

    ISSO TD TERECERIZÇÃO É CULPA DOS BRASILEIROS, QUE SÃO BURROS COLOCAO QUALQUER TERCERIZAÇAO VEIO GRAÇAS AO PLANO FHC!

    Anônimo diz:

    olá eu tambem fui contratado para trabalhar como mot em aguas da prata trabalhei em dezembro e ate o fim de marco eu nao tinha recebido nada entao eu entrei a na justica e agora eu estou esperando a sessao para receber o meu dinheiro por direito essa woktime e uma empresa de pilatra e fdp.

    Anônimo diz:

    Bom dia.... fui contrada em Março deste anoo, p trabalhar no posto avançado dos correios na Netshoes... eles disseram q renovariam o contrato p mais 3 meses o q n aconteceu pois a agencia dispensou todos os funcoionarios...Devendo 4 vales alimentações e 1 pag... e nem retornooo de nada ate agora

    Anônimo diz:

    Estou decepcionada com o correios,hoje achei essa reportagem e percebi que esse negocio de licitacao é realmente uma trambicagem.trabalhei p/worktaime aqui em bh saí em maio e até hoje nao recebi meu último mes trabalhado muito menos o acerto fiz compromissos e mesmo assim em nenhum momento o correio se manifestou p/ regularizar essa situacao e o pior essa semana fiquei sabendo que a licitacao está com a trevizzano(como assim se acabo de ler que em dezembro de 2010 ela deu calote em varios mots?).Trabalhei muito me dediquei mais que muitos funcionáris concursados do correio,tive responsabilidades como entregar registrados,realmente vesti a camisa da empresa e agora como vou fazer para receber meu suado pagamento.Correios uma empresa querida por todos nós cidadaos, devia valorizar a mao de obra daqueles que mesmo por pouco tempo estao contribuindo para que a empreza continue sendo considerada uma empreza de confianca.Vesti a camisa e fiquei muito magoada.
    Uma mot que gostaria de estar até hoje.
    e

    Anônimo diz:

    Eu estou trabalhando d mot a 2 meses,
    suando a camisa mesmo,
    me dedicando mas,
    faz até agora não vi o pagamento nem do 1° mes!!! e mais....a iresponsabilidade é tamanha que são capazes de prometer datas que supestamente o pagamento seria realizado...e isso não aconteçe...eles adiam, adiam e adiam de novo!!!
    que depravagem total!!!
    uma verdadeira falta de carater e responsabilidade perante a todos os MOT's!!!!

    Anônimo diz:

    Quero saber se esse ano vai ter aquela operação dos livros Didaticos ! ou ja esta rolando e quais empresas estão contratando !! Obrigado

    Anônimo diz:

    Estou trabalhando como MOT a 1 mes;
    fiquei sabendo q os MOTS não podem levar REGISTRADO por q não somos cadastrado pelo CORREIO
    e mesmo assim ele cobram o serviço.
    Pensa q agente MOT e qe nem um carteiro de MOTO.
    VERGONHA ISSO.
    ESPERO Q NUNCA ME ATRASEM O SALARIO POR Q ATRASO COM A VIDA DELES.

    Anônimo diz:

    tenso... eu também ja trabalhei de mot, e sai de lá sem receber 2 meses de vale refeição e 1 mes de salário. até hoje não recebi nada, estou correndo atraz.

    Anônimo diz:

    dispensado por motivos que não estavam mais precisando de tantos funcionários e que os moradores estavam reclamando de minhas entregas eu era um mot agora nao sou mais

    Anônimo diz:

    rapaz passei 6 meses muito bom emprego recebia sempre no dia certo nunca atrasou nenhum dia

    Boa tarde meu nome é Alexandra e já trabalhei de Mot no ECT Jaguaré interno pela trevizano e no CDD Piqueri como carteira pela central de negocios,graças á Deus ñ tive problemas com ambas agencias recebi td certinho e adoraria voltar á trabalhar nos correios foi otima a experiencia vesti a camisa da empresa.....

    boa tarde trampei como mot no ect jaguare como ott pela trevizano e no cdd piqueri como carteira pela central de negocios ambas agencia me pagaram certinho n~tive problemas e gostaria muito de voltar a trabalhar nos correios eu adorei vesti a camisa da empresa......

    boa tarde atualmente trabalho como mot no cee vila guilherme e ta dificil pois as ondas de assaltos se muitiplicam dia a dia e somos nos temporarios que saimos pra entregas nas areas de riscos pois os concursados quando assaltados pegam de de dez a quinze dias.....ou seja danem-se os mots!!!!!!!!!!!

    Anônimo diz:

    fui convidado ser um mot, mas não gosto de trabalhar sem receber, pelo que li no blog estou fora.

Postar um comentário

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do blog. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Os leitores e usuários desse blog encontram-se sujeitos às condições de uso do portal e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do Diário do Ecetista.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Faça parte você também!!!